A proposta que permite a presença de doulas (profissionais que têm como função acompanhar a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto) dentro das maternidades de foi aprovada em 1ª discussão e votação. O projeto é de autoria do vereador Rogério Yuri (PSDB).

A medida altera e cria dispositivos na Lei 4.218, de 16 de outubro de 2018, e dispõe que maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do município, ficam obrigados a permitir a presença das doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, sempre que solicitadas pela parturiente.

Já em única discussão e votação, os parlamentares douradenses rejeitaram a proposta de Veto Integral apresentada pelo para o projeto de Lei Complementar 011/2022, de autoria do vereador Márcio Pudim (PSDB), que propõe a alteração de dispositivos na Lei que trata da instituição do Código Tributário Municipal de Dourados. 

Durante a sessão desta segunda-feira, além da análise de 11 projetos, os vereadores fizeram a ‘Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva' ao poeta douradense Emmanuel Marinho. A escolha foi feita por representantes da (Universidade Federal da Grande Dourados), (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Grupo Literário Arandu e Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados).