Projeto pode viabilizar porte de arma para advogados em MS

Proposta será apresentada na Assembleia Legislativa de MS.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Reconhecimento da advocacia como atividade de risco pode viabilizar o porte de arma para profissionais em MS. (Foto: Divulgação)

Projeto de Lei que será discutido no dia 2 de agosto pelos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul pode viabilizar o porte de arma para advogados no Estado. A proposta é para reconhecer risco da atividade profissional exercida pelos advogados no Estado.

Conforme a justificativa do autor, o deputado Neno Razuk (PL), os advogados contrariam interesses em sua atuação, quando a parte contrária sai vitoriosa ou até mesmo quando não obtém o resultado esperado.

O autor do projeto cita ainda leis do Ministério Público e da Magistratura que autorizam o porte de arma a promotores de Justiça e juízes, uma vez que exercem atividades essenciais de risco.

Assim, conforme justificativa do texto, a advocacia possui “os mesmos riscos daquela desenvolvida por Juízes de Direito e Promotores de Justiça, ainda que figurem em polos diversos nas demandas judiciais”.

Por fim, o texto coloca que o país vive uma “onda de atentados contra profissionais do direito” e aponta que foram registrados 72 assassinatos de advogados no país em menos de três anos, sendo que a maioria deles são apontados como relacionados diretamente ao exercício profissional, segundo indica o texto.

A leitura do projeto ocorrerá na primeira sessão após o recesso parlamentar, no dia 2 de agosto.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)