Projeto de lei quer aposentar cães de guarda em MS
Cães de guarda podem ter direito à aposentadoria em Mato Grosso do Sul, conforme projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa). Se virar lei, a utilização dos animais para a finalidade de segurança e vigilância patrimonial será proibida no Estado. Conforme a proposta de autoria do deputado João Henrique Catan (PL), caso o projeto […]
Renata Volpe –
Cães de guarda podem ter direito à aposentadoria em Mato Grosso do Sul, conforme projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa). Se virar lei, a utilização dos animais para a finalidade de segurança e vigilância patrimonial será proibida no Estado.
Conforme a proposta de autoria do deputado João Henrique Catan (PL), caso o projeto seja sancionado, fica proibida a criação, aquisição e adoção de novos cães de guarda para o exercício deste tipo de atividade, assim como a procriação de todos os animais destinados a este fim.
De acordo com a proposta, as pessoas físicas e jurídicas proprietárias de cães de guarda ou na condição de locadoras, mutuantes, cedentes ou comandantes, terão o prazo de um ano, a partir da publicação da lei, para promover o encerramento de suas atividades.
Caso haja descumprimento da lei, acarretará na aplicação de multa no valor de 400 Uferms por animal em atividade. O valor da multa será calculado em dobro e progressivamente na hipótese de autuação reincidente.
Os valores arrecadados em decorrência da aplicação das multas deverão ser revertidos para as políticas públicas e programas destinados à posse responsável e a conscientização dos direitos dos animais.
A proposta será analisada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.