Pular para o conteúdo
Política

Presidente de partido é condenado por fraude durante convenção em MS

Então presidente de partido e 2 filiados foram acusados de inserir informação falsa em ata de convenção do PTC de 2016
Humberto Marques -
Foto aérea da prefeitura de Costa Rica
Foto aérea da prefeitura de Costa Rica. (Foto: Rogério Paes/Assecom PMCR)

Sentença do juiz Marcus Abreu de Magalhães, da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica, a 305 quilômetros de , condenou à reclusão presidente de partido político por na convenção municipal em 2016. A decisão atinge o ex-dirigente do PTC (agremiação que mudou o nome para Agir36) e uma filiada, sentenciados por inserir nomes de dois correligionários ausentes na ata que decidiu sobre a coligação da qual o partido participaria.

Conforme denúncia do MPMS (Ministério Público Estadual), Renan Rondon Carrijo, ex-presidente municipal do PTC costa-riquense, Ana Maria da Silva e Elton Frantieli Camargo Melgarejo participaram do fato em 4 de agosto de 2016, durante a convenção que escolheria o apoio a candidatos a prefeito e vice e a chapa de vereadores.

Presidente de partido teria legitimado prática

O presidente do PTC, Renan Carrijo, teria feito constar como presentes no quórum de instalação da convenção e computou os votos para escolha da chapa os convencionais José Rosa Carrijo e Maria Aparecida Machado Nogueira, “que não estavam presentes no ato e tiveram as assinaturas falsamente lançadas na lista de presença”.

Na convenção, foi aprovada coligação do PTC com PV, PT, PSDB, PSC, PRB e PP, sendo que as assinaturas dos ausentes ajudaram no quórum mínimo e a legitimar a decisão. A assinatura de Maria Aparecida teria sido incluída por Ana Maria, que teria sido provocada por Elton.

A investigação não comprovou quem teria se passado por José Rosa para inserir falsamente sua assinatura. Contudo, tanto a assinatura deste como a de Ana Maria foram falsificadas, segundo laudo pericial.

A denúncia foi recebida em 13 de maio do ano passado e incluía também Elton — que faleceu em setembro. Em depoimento, Ana Maria confessou a prática: segundo ela, Elton havia pedido a inclusão da assinatura de Maria Aparecida, que estava viajando e teria autorizado a prática. O acusado teria sido seu professor e, por isso, ela não acreditava que ele lhe induziria a fazer algo ilegal, destacou a defesa. Sobre José Carrijo, porém, ela não soube explicar.

Já a defesa de Renan Carrijo afirmou que ele seria “inexperiente na política, tendo sido nomeado como presidente do partido por mera formalidade”. Ainda de acordo com os advogados, o acusado serviu de “bode expiatório”, não tendo participado da elaboração da ata e da lista de presença, responsabilizando Elton.

Presidente de partido foi enquadrado pelo Código Eleitoral

A sentença enquadrou a dupla no artigo 350 do Código Eleitoral, que trata de omissão de declaração em documento ou inserção de declaração falsa ou diversa para fins eleitorais. Para o magistrado, a materialidade do crime ficou demonstrada diante do laudo pericial, sendo comprovado o quórum da convenção do PTC de .

Renan Carrijo foi responsabilizado porque, como presidente, presidiu os trabalhos e lavrou, firmou e computou os votos dos dois ausentes. Ana, por seu turno, confessou a inserção falsa do nome de Maria Aparecida.

O presidente de partido foi condenado à pena de 1 ano e 1 mês de reclusão em regime aberto e 5 dias-multa (à razão de um décimo do salário-mínimo). Já Ana Maria da Silva foi sentenciada a 8 meses de reclusão e 5 dias-multa. Entre outras consequências, com o trânsito em julgado, deve ser decretada a dos direitos políticos dos réus durante o tempo de sentença. Cabe recurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias

Política

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Proposta diz que cliente não pode ficar mais de 4h mensais sem internet ou outros serviços citados no projeto

Transparência

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

O extrato do contrato foi publicado no Diário da Assomasul na última quinta-feira (17)