Um novo pedido de cassação de mandato do vereador Diogo Castilho (DEM) — acusado de violência doméstica contra a ex-esposa — foi protocolado na Câmara de nesta sexta-feira (28). O requerimento foi assinado pelos advogados Alberi Rafael Dehn Ramos e Felipe Cazuo Azuma, que representam a ex-companheira do político.

O vereador já teve pedido de cassação após denúncia sobre violência doméstica contra a ex-esposa. Ele ficou afastado do cargo desde o dia 13 de setembro de 2021, mas retomou o mandato em 2 de dezembro daquele ano.

Ao Jornal Midiamax, Alberi explicou que a mulher agredida é eleitora de e por isso não conseguiu entrar com pedido de cassação. Assim, os advogados que votam na cidade onde o vereador exerce mandato entraram com o requerimento.

“Demos ciência a presidente da câmara, eles não estavam esperando”, lembrou Alberi sobre a entrega do pedido nesta sexta-feira (28). Os advogados pediram autorização da vítima para compartilhamento das provas, já que o processo era sigiloso para proteção da vítima.

Entenda o caso

Conforme a Polícia Militar, o casal teve uma discussão, quando Diogo segurou a mulher pelos braços e a jogou na cama, a xingando. Ele começou a chacoalhar a vítima e ainda tentou esganar a mulher com as mãos e também asfixiar com um travesseiro. A noiva, então, teria dito que denunciaria o suspeito.

Em 4 de setembro, o vereador chegou a ser preso em Dourados, após denúncia de violência doméstica. Após 60 dias afastado do cargo de vereador, o médico e vereador voltou a participar das ações da Câmara de Dourados.

Castilho foi beneficiado por uma decisão monocrática do desembargador João Maria Lós, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que manteve a suspensão do processo por quebra de decoro parlamentar. O desembargador acatou pedido feito pela defesa do vereador Diogo Castilho que é acusado de violência doméstica contra a ex-noiva.

Ele chegou a cumprir pena na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e já havia conseguido uma anteriormente, mas que tinha sido cassada pelo juiz José Domingues Filho, titular da 6ª Vara Cível de Dourados.