Pular para o conteúdo
Política

MPF pede impugnação de 14 registros de candidaturas em Mato Grosso do Sul

Lista tem vereador Tiago Vargas, deputada Mara Caseiro e suplente ao Senado
Evelin Cáceres, Adriel Mattos -
MPF em Mato Grosso do Sul (Divulgação)

O MPF (Ministério Público Federal) pediu a impugnação de 14 registros de candidaturas em até esta segunda-feira (22), segundo publicado no mural eletrônico da . Dentre eles, estão os pedidos contra o registro do vereador (PSD), a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) e o suplente ao Senado Paulo Salomão.

Os pedidos se baseiam nos candidatos não preencherem todos os requisitos legais para o registro das candidaturas. Tiago Vargas, por exemplo, se encontra inelegível por 8 anos, segundo o MPF, a contar de julho de 2020, por ter sido expulso do serviço público em decorrência de condenação imposta em processo administrativo.

Vargas era Policial Civil e foi expulso da corporação em Mato Grosso do Sul.

Mara Caseiro foi condenada à suspensão de seus direitos políticos, por 7 anos, em decisão singular (posteriormente mantida pelo Órgão Colegiado), por ato doloso de improbidade administrativa que importou lesão ao patrimônio público. De acordo com o MPF, Mara tem uma condenação por ato de improbidade enquanto ex-prefeita de por ter homologado uma licitação fraudulenta, segundo os autos.

Sobre o suplente, o MPF apurou que Salomão é filiado ao Partido Progressista, mas não teria tido “sua candidatura aprovada em Convenção Partidária, realizada em 5 de agosto de 2022, conforme ata disponível do portal DivulgaCandContas (ID 12179411 e ID 12183491), bem como que seu nome sequer foi submetido à deliberação dos Convencionais”.

Registros

Os demais pedidos de impugnação são contra Cecílio Francisco das Neves Pinto (PRTB), Adelson Alves Rodrigues (PSD), David Moura de Olindo (Solidariedade), Wanderleia Ferreira da Silva Canhete dos Santos (DC), Jefferson Alexsandro Jorge de Araujo (DC), Aparecido Carlos Bernardo (MDB), Leila Aparecida da Silva (MDB), José Carlos Pacheco (MDB), Daniele da Silva Santos (PSDB), Lislaine Silva Santos (União ) e Vera Helena Arsioli Pinho (PSDB).

Os pedidos variam de condenações por improbidade, falta de registro de candidatura no partido pelo qual foi requisitado o registro para concorrer e até mesmo de candidatos que constam como registrados em outros partidos.

Todos têm prazo para recorrer à Justiça Eleitoral e ainda podem ter deferidos os pedidos de registro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Salário dos servidores estaduais estará disponível para saque a partir de 1º de maio 

Prefeita sanciona criação de corredor comercial na Avenida dos Cafezais

Portugueses reagem e chamam Brasil de Groenlândia Portuguesa

Mulher é presa enquanto transportava maconha e haxixe em ônibus na BR-262

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Voluntário é hostilizado por alimentar animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Programe-se: Casa da Saúde suspenderá atendimento nos dias 1° e 2 de maio

Últimas Notícias

Cotidiano

Setor da construção civil prevê crescimento de 2,3% em 2025 amparado na ampliação do MCMV

Dados foram apresentados no evento Indicadores Regionais da Construção em Mato Grosso do Sul: Cenário Econômico e Perspectivas para 2025 na tarde desta segunda-feria

Famosos

Lady Gaga em Copacabana: Fãs agitam rede social da cantora na expectativa por show

Fãs brasileiros já estão ansiosos pela chegada da diva pop ao Rio de Janeiro

Cotidiano

Em Corumbá, aulas são suspensas temporariamente após aumento dos casos de síndrome respiratória

A determinação é válida de 29 de abril a 4 de maio

Le Blog Maria Antonia

Fernanda Torres e o filme ‘Ainda Estou Aqui’ ganham Prêmios Platino 2025

Após uma trajetória consagrada na temporada de premiações, incluindo uma vitória no Oscar 2025, o filme Ainda Estou Aqui voltou a ser destaque neste domingo (27) ao conquistar os principais troféus do Prêmio Platino 2025. A cerimônia, realizada em Madri, na Espanha, consagrou a produção brasileira com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção (para … Continued