Mesários que não compareceram no segundo tem até esta terça-feira (29) para justificar a ausência. O prazo é definido pela Justiça Eleitoral, que prevê a justificativa em até 30 dias após o pleito.

Então, os mesários devem entregar justificativas nos cartórios eleitorais. O requerimento deve ser destinado ao juiz da zona eleitoral à qual o mesário ausente está vinculado, com a comprovação do fato alegado.

Os mesários que não justificarem podem ser multados entre 50% e um salário mínimo. Para servidor público ou autárquico, haverá suspensão de até 15 dias.

Além disso, as penas previstas serão aplicadas em dobro se a mesa receptora não funcionou por causa dos ausentes. O valor também pode ser dobrado se o membro da mesa abandonou os trabalhos no meio da votação, sem justa causa apresentada aos juízes.

Eleitor justificam o primeiro turno

Na quinta-feira (1) encerra o prazo de justificativa de eleitores que não votaram no primeiro turno. Então, o eleitor deverá ir a qualquer cartório eleitoral para justificar.

Outra forma de justificar o voto é através do sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Clique aqui para justificar o voto.