Sete dias, esse foi o tempo em que a estudante Maria Eduarda Jucá Ojeda teve para conhecer o concurso de redação do Jovem Senador e escrever a redação digna de 1º lugar entre os alunos de . Com apenas 15 anos, Maria se prepara para viver cinco dias como jovem senadora em .

Aluna do 2º ano do ensino médio da José Maria Hugo Rodrigues, em , Maria teve orientação oficial do professor Claudomiro Almeida Santos. No entanto, afirma que recebeu ajuda de todos os professores da .

“Eu soube através da minha professora de português Mayara Bragatto, que trouxe as informações para a sala de aula”, lembra do primeiro dia da corrida contra o tempo para escrever a redação. Com apenas uma semana para entregar o texto, Maria se dedicou seis dias seguidos para produzir a redação de 1º lugar.

Para ela, não tentar é o único empecilho da vitória de um sonho. “Como tantas outras oportunidades incríveis na vida, eu apliquei essas ideias no momento em que a professora comentou sobre, e fui viver nos meus sonhos mais uma vez”, afirma feliz sobre o resultado.

Experiência única

Maria Eduarda irá representar MS e participar de uma semana imersiva no Senado com outros 26 jovens de outros estados. Os autores das redações vencedoras viajam para Brasília de 27 de junho a 1º de julho.

Única e grandiosa: é como a jovem define a oportunidade. “Me sinto honrada em fazer parte dessa história de representantes do MS no Jovem Senador, tenho certeza que me marcará assim como os marcou”.

Maria acredita que a experiência vai ser “inesquecível e sem igual, daquelas que não se tem duas vezes”. Com menos de um mês para embarcar rumo ao Senado, a estudante confessa que está ansiosa, principalmente para conhecer os colegas jovens senadores.

Contudo, garante que foi “muito bem recebida pela família Jovem Senador, e fiquei encantada ao saber que os grupos de 2019 e 2022 já estão se entrosando através das mídias”.

Surpresa boa

Maria estava em uma apresentação de outro projeto e foi interrompida pela diretora da escola para receber a notícia de que havia sido selecionada para o programa. Então, a estudante ligou para os pais e pediu para irem à diretoria para uma conversa urgente.

Mãe de Maria, Cirleide Jucá lembra que “quando falaram da colocação dela no concurso de redação a emoção foi grande, não contive as lágrimas de alegria”. Feliz com uma jovem senadora na família, Cirleide afirma que “representar o Estado em Brasília está sendo um orgulho para ela e para nós”.

Ao destacar que a filha é estudiosa, a mãe está animada para a semana de vivências de Maria Eduada. “Ela terá uma oportunidade inesquecível que vai agregar a ela muita bagagem e experiência, levará por toda vida esse momento”.