Após decisão da , um vídeo publicado em deverá ser removido por citar investigação contra o candidato ao Governo de do PSD. Segundo decisão do TRE-MS (Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul), a publicação foi considerada propaganda eleitoral antecipada negativa.

A decisão do juiz Ricardo Gomes Façanha foi publicada nesta segunda-feira (15). A ação foi ajuizada pelo próprio candidato do PSD, Marcos Marcello Trad. Segundo Marquinhos, o perfil nas redes sociais “divulgou matéria em desfavor da pessoa do candidato ao Governo do Estado de MS”.

O representante disse que o único objetivo das publicações eram “macular a sua imagem, divulgado vídeo extremamente ofensivo e inverídico, no Facebook e Instagram”. Conforme o TRE-MS, a matéria foi editada com ‘música triste e dramática ao fundo’ e pode ‘conduzir, artificialmente, a um estado mental negativo naqueles que o visualizam’.

Justiça cita trechos

Com três citações do vídeo, o juiz afirma que o vídeo se caracteriza como propaganda negativa. “O assunto no entanto traz vergonha ao Estado”; “é inadmissível que um político use seu poder para assediar mulheres”; “assédio não é algo pra tratamos com naturalidade, temos que dar a devida atenção!”, são trechos do vídeo que foi publicado pelo Post.

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da circulação dos conteúdos em até 24 horas, tanto do Instagram, quanto do Facebook. Os links anexados na decisão — que remetiam ao vídeo — não estão mais disponíveis e ficam com mensagem de que podem ter sido removidos das plataformas.