José Mauro culpa pedido de vereadores para substituí-lo a ‘busca por espaço político’
Esse tipo de julgamento é função da prefeita, disse José Mauro sobre pedido de vereadores
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro culpou nesta quarta-feira (5) a busca por espaço político na Prefeitura após receber críticas de vereadores e até mesmo pedido dos parlamentares para ser substituído na pasta.
Nesta terça, parlamentares se reuniram em busca de assinaturas para buscar apoio e pedir a troca do titular da Saúde à prefeita Adriane Lopes (Patriota). O nome a ser indicado pelos vereadores é o do colega de Casa Victor Rocha (PP), que já foi adjunto de Saúde em 2013 e entre 2015 e 2016.
“Acredito que esse tipo de julgamento seja função da prefeita e é natural os movimentos políticos por busca de espaço. Teremos eleições municipais pela frente. Estou à disposição do município onde vivo pelo tempo em que for solicitado e me dedicarei sempre, de forma responsável e técnica”, disse Mauro.
O secretário destacou os avanços feitos na saúde municipal. “Nossos resultados têm sido importantes para Campo Grande. Passamos pela maior urgência sanitária do mundo com resultados melhores que países de 1º mundo. Avanços importantes em obras, como entrega da 11ª unidade de saúde inacabada da última gestão, reforma de 50% das unidades que estavam a décadas sem, expansão da atenção primária, com a criação da residência médica e multiprofissional sendo hoje a maior do Centro-Oeste”.
Mauro também destacou o combate à dengue com implantação do método Wolbachia e disse que Campo Grande está há 2 anos sem epidemia da doença, além da abertura do Hospital do Pênfigo e do Trauma. “O combate a covid com a vacinação, sendo exemplo pro país pra agilidade e eficiência, sem escândalos de corrupção na saúde. No Brasil, há uma situação em relação a procedimentos não realizados São mais de 1 bilhão de procedimentos e exames sem previsão de linha de financiamento federal tendo em vista a pandemia”, justificou, em relação às críticas dos vereadores sobre as filas nos procedimentos.
Documento com assinaturas
Os vereadores planejam uma indicação conjunta da Câmara e tentam reunião com a líder do Executivo Municipal para tentar sensibilizá-la sobre as filas de espera para consultas. Os parlamentares assinaram um documento com a sugestão de Rocha para a pasta nesta terça-feira (4), durante sessão na Casa.
De acordo com o vereador, os parlamentares estão tentando construir uma alternativa para substituir o atual secretário, José Mauro, alvo de críticas na Câmara por conta da situação nos postos de saúde.
Caso seja substituído, Mauro pode ser o segundo secretário a deixar a Prefeitura após a derrota de Marquinhos Trad (PSD) nas urnas no último domingo (2). Com o ex-prefeito em 6º lugar no resultado final das eleições, o aliado Antônio Cézar Lacerda Alves, Secretário de Governo e Relações Institucionais, deixou o cargo na segunda-feira (3).
Victor Rocha atualmente é da Comissão de Saúde da Câmara e disse ao Jornal Midiamax que os vereadores tentam articular uma reunião com a prefeita com a sugestão do seu nome. “Fui consultado apenas pelos colegas da Casa se aceitaria, pela minha experiência”, comentou.
Rocha disse que já trabalha em uma emenda para aumentar para 30% o investimento em Saúde em Campo Grande para 2023. “O texto da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] veio com pedido de aplicação de 26,37% para a área. Para evitar pedidos de suplementação, quero que já seja aplicado o valor de 30%, é o que vou sugerir”, limitou-se a discutir sobre a questão da Saúde.
O documento já tem assinatura inclusive do presidente da Câmara, vereador Carlão (PSB).
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.