João Doria anuncia desfiliação do PSDB pelo Twitter após 22 anos

A decisão foi publicada em nota e divulgada no perfil do Twitter do político

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Agência Brasil)

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido que integrou durante 22 anos. A decisão foi publicada em nota e divulgada no perfil do Twitter do político.

Doria não informou se vai para uma nova sigla de imediato. “Após 22 anos da filiação ao PSDB e seis anos de uma dedicada e intensa trajetória como prefeito de São Paulo e governador do Estado, comunico que formalizei junto ao diretório estadual do PSDB o meu desligamento do partido”, disse.

“Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições”. 

— João Doria (@jdoriajr) October 19, 2022

Escolhido nas prévias

Doria foi escolhido como pré-candidato em eleição interna do partido ao derrotar o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. A vitória na disputa interna gerou tensões com a ala do PSDB que defendia a candidatura de Leite e tentou uma manobra interna após a desistência de Doria.

No final de março, o ex-governador de São Paulo chegou a ameaçar desistência de sua pré-candidatura, mas voltou atrás e fez o lançamento no mesmo dia. O movimento foi lido como uma espécie de contra-ataque aos apoiadores de Leite.

Doria não apoiou de forma aberta nenhum presidenciável no 2º turno e se colocou neutro entre optar por Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Seu vice enquanto governador, Rodrigo Garcia anunciou “apoio incondicional” à reeleição do presidente Bolsonaro. Já o PSDB abriu a escolha para os diretórios estaduais.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula