O professor Marcos Cintra, idealizador do Imposto Único e ex-secretário da Receita Federal, foi oficializado nesta sexta-feira (5) como o vice na chapa da candidata (União Brasil) à presidência da República.

Cintra é PhD em Economia pela Harvard e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi deputado federal e secretário da Receita Federal durante o início do governo do presidente (PL), também candidato presidencial. Ele deixou o cargo em setembro de 2019. De acordo com Bolsonaro na época, a saída foi a pedido do próprio secretário por “divergências” sobre a reforma tributária.

O ex-secretário do Fisco é defensor da recriação de um imposto sobre pagamentos, semelhante ao modelo da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Já o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, discursa em favor de uma reforma tributária com a implantação de um imposto único.

Soraya candidata

O União Brasil confirmou a candidatura da senadora Soraya Thronicke para concorrer à presidência da República nas eleições deste ano no último dia 2.

Bivar vai concorrer como candidato a deputado federal em Pernambuco. O presidente do União Brasil e Soraya se aproximaram à época que o PSL, partido do qual faziam parte, rachou da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro. Ambos deixaram a sigla e ajudaram a fundar o União.

O presidente nacional do partido destacou, ao anunciar a possibilidade de Soraya concorrer, as qualidades da senadora. “O grande público não conhece os candidatos ainda, a não ser os que tem recall. As pessoas vão saber o quão importante é Soraya Thronicke. Ela é advogada, defensora do povo, senadora brilhante”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, Soraya assumiu a presidência do partido e conseguiu filiar a então tucana à sigla para ter uma chapa ao Governo do Estado nessas eleições.

Segunda candidata por MS

Mato Grosso do Sul terá, de forma inédita, duas mulheres concorrendo à presidência. Já foi anunciada a candidatura da senadora Simone Tebet pelo MDB. Também no último dia 2, o partido anunciou a senadora por Mara Gabrilli (PSDB) como vice.

Gabrilli está no meio de mandato como senadora por São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, onde teve mais de 6 milhões de votos em 2018. A senadora tem forte discurso fortalecido de inclusão. Em 2018, Mara Gabrilli foi eleita para representar o Brasil no Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, se tornando a primeira brasileira a ocupar o cargo.