Dos candidatos a deputado federal por MS, 29% são estreantes na corrida eleitoral

Candidatos disputam pela primeira vez um cargo político

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
candidatos substituição tre-ms mesários
(Foto: Divulgação/TRE-ES)

Nas eleições de 2022, 29% dos candidatos a deputado federal por Mato Grosso do Sul são estreantes, ou seja, nunca concorreram em outras eleições. No total, o Estado tem mais de 150 pessoas pleiteando uma vaga na Câmara dos Deputados.

São 155 pessoas concorrendo a oito cadeiras de deputado federal por MS nas eleições deste ano, sendo que 45 nunca pleitearam um cargo político antes. As candidaturas estão disponíveis no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Do total de candidaturas, 136 já foram deferidas pela Justiça Eleitoral, ou seja, estão confirmadas para o pleito. Apesar de apontar 161 candidaturas, o sistema do TSE possui pedidos duplicados.

Ou seja, há dois registros do mesmo candidato e o mesmo número de urna. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) informou ao Jornal Midiamax que “essas solicitações são devidas a um problema interno do partido, mas logo serão resolvidas em julgamento”.

Candidatos a deputado estadual

Dos candidatos estreantes, 22 são mulheres, que representam 48% dos estreantes. Outros 23 são homens, somando 52% dos concorrentes à Câmara dos Deputados.

Além disso, dois nomes tiveram a candidatura indeferida e não concorrerão às Eleições deste ano. Outros dois renunciaram ao pleito.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula