Dos 19 vereadores de Dourados, 7 querem ser deputados em 2022

Lista pode ficar ainda maior após as definições partidárias, segundo os parlamentares ouvidos pela reportagem do Midiamax
| 04/02/2022
- 12:53
Vereadores de Dourados eleitos para mandato de 2021 a 2024
Vereadores de Dourados eleitos para mandato de 2021 a 2024 - Arte: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax

Os trabalhos legislativos ainda não foram oficialmente abertos em Dourados, mas a pauta política não teve recesso. Às vésperas da primeira sessão ordinária deste ano, que acontece na próxima segunda-feira (7), alguns vereadores já sinalizam que pretendem entrar na disputa em busca de assentos na Assembleia ou na Câmara Federal.

Questionados pela reportagem do Midiamax a respeito das intenções eleitorais para 2022, parlamentares municipais apontam a direção que pretendem navegar, como é o caso de sete vereadores que foram categóricos em afirmar que são candidatos a deputado estadual ou federal.

O primeiro a deixar claro que pretende submeter o nome novamente ao crivo dos eleitores é o presidente da Câmara Municipal, Laudir Antônio Munaretto (MDB). “Sou pré-candidato, mas ainda não sei se é deputado federal ou estadual”, comentou Munaretto, ressaltando que irá caminhar de acordo com as decisões da legenda.

Veterano no parlamento municipal e primeiro suplente de deputado estadual, Elias Ishy de Mattos (PT) afirma que pretende disputar uma vaga à Câmara Federal. “Estou no sexto mandato como vereador e sou pré-candidato a deputado federal”, afirma Ishy, que já concorreu ao cargo em 2010 e está filiado há 33 anos no mesmo partido.

O desejo de conseguir uma cadeira na Câmara Federal também é compartilhado por Maurício Roberto Lemes (PSB). Ele está no terceiro mandato e já se colocou à disposição do partido para concorrer a deputado federal. “As coisas ainda estão meio nebulosas, mas vamos em frente”, ponderou o parlamentar.

Única vereadora eleita pelo Progressista, a Maria Imaculada Nogueira se considera pré-candidata, mas disse que o cargo vai depender das definições partidárias. “Quero ser deputada estadual para trabalhar para o Mato Grosso do Sul todo, e principalmente por Dourados. Já está na hora de termos novamente uma mulher na Assembleia”, ressalta.

Novatos e indecisos

Daniel Teixeira da Costa Junior (Patriota), Fábio Luis Da Silva (Republicanos) e Rogério Yuri Farias Kintschev (PSDB), são recém-chegados no Legislativo de Dourados e nem por isso querem ficar fora da disputa.Daniel almeja a Câmara Federal, enquanto que Fábio e Rogério Yuri buscam uma vaga na Assembleia.

A lista de pretendentes pode ficar ainda maior, caso 5 parlamentares aceitem o convite pelas suas respectivas legendas. Na lista de indecisos estão Creusimar Barbosa Da Silva (DEM), a ex-presidente da Câmara Municipal e atual líder do prefeito, Daniela Weiler Wagner Hall (PSD), Diogo Silveira Castilho (DEM), Márcio Pudim (DEM) e Sérgio Nogueira (PSDB).

Por outro lado, quatro parlamentares ouvidos pela reportagem do Midiamax responderam que preferem direcionar o foco para o mandato no Legislativo Municipal.  Nesse grupo estão Jucemar Almeida Arnal (Solidariedade), Jânio Colman Miguel (PTB), Liandra Ana Brambilla (PTB) e Marcelo Pereira Mourão (Podemos).

A reportagem entrou em contato com os 19 vereadores que compõem a atual legislatura da Câmara. Entretanto, três deles não responderam aos questionamentos sobre as intenções para 2022: Juscelino Rodrigues Cabral (DEM), Marcos Roberto Soares (Solidariedade) e Olavo Henrique dos (MDB).

Veja também

Partido ainda não conseguiu nomes para concorrer a deputado federal

Últimas notícias