Convenção do MDB acontece nesta quarta-feira e oficializa candidatura de Simone Tebet à presidência

O ato será realizado por meio da plataforma Zoom
| 27/07/2022
- 07:09
convenção
(Agência Brasil)

A convenção nacional do MDB acontece nesta quarta-feira (27) e deve formalizar a candidatura da Senadora à Presidência da República. O ato será realizado por meio da plataforma Zoom.

Nesta semana, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, negou pedido do prefeito de Cacimbinhas (AL), Hugo Wanderley, para suspender o ato de convocação da convenção do partido.

Na peça inicial, o prefeito contesta o formato virtual da convenção, que será realizada virtualmente. Para ele, a videoconferência não garante o sigilo do voto dos filiados. Wanderley foi designado delegado de Alagoas para a convenção nacional.

Em sua decisão, Fachin observou que o prefeito não apresentou provas de que o sigilo do voto possa correr risco.

Simone deve contar com o apoio da federação partidária -Cidadania. Nesta manhã, também haverá uma reunião para validar a coligação do MDB em nível nacional.

Com a aliança, o PSDB pode indicar o nome do vice de Simone que ainda não foi definido, mas pode ser revelado ainda nesta quarta.

Convenções

Os pré-candidatos, têm de ser indicados pelos partidos, que tem do dia 20 de julho até 5 de agosto (17 dias) para realizar os eventos nacionais e estaduais. Depois, têm até 15 de agosto para fazer o registro das chapas na Justiça Eleitoral. Só a partir de 16 de agosto as campanhas começam de verdade, quando eles poderão usar os seus respectivos números e pedir votos.

Veja também

Até agora foram registradas 10 candidaturas à Presidência da República

Últimas notícias