CCJR é favorável a projeto de lei que institui Política Estadual de Mudanças Climáticas em MS
Maioria dos projetos analisados pela CCJR é do Poder Executivo
Renata Volpe –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em reunião nesta quarta-feira (7), a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) foi favorável ao projeto de lei do Poder Executivo, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas em Mato Grosso do Sul.
Segundo o texto, a proposta inclui na lei o artigo 26-A, para instituir o Próclima (Fundo Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas). O fundo terá aporte inicial de R$ 241,7 mil, recursos em sua maioria das multas por infrações ambientais.
Poder Executivo
A CCJR analisou 16 projetos, sendo favorável a 14 deles e arquivando dois. Ainda do Poder Executivo, a Comissão foi favorável ao Projeto de Lei 271/2022, que dispõe sobre os indicadores para a distribuição da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) referente à educação, estabelece o IQE-MS (Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul).
Ainda do governo estadual, o Projeto de Lei 270/2022, ajusta os termos do Programa Morar Legal.
Com emendas incorporadas, também vai ao plenário o Projeto de Lei 265/22, do Poder Executivo, que dispõe sobre a instituição de Unidades Regionais de Saneamento Básico. O objetivo é a universalização dos serviços de saneamento e água potável no Estado, com a instalação de duas novas unidades, a primeira com 66 municípios e a segunda com 13 municípios, para atender exigências do Marco Legal do Saneamento.
ICMS e cobrança na saída de animais do Estado
Também passaram pela CCJR, outros dois projetos do Poder Executivo. Projeto de Lei 269/2022 para adequação do código tributário, no que tange ao ICMS.
Assim, o Projeto de Lei 272/2022, visa isentar a cobrança de saída de animais por motivo de doação a entidades beneficentes, para gerar renda à entidade com a venda do animal, mesmo que se utilize a intermediação de leiloeiros. As matérias seguem ao plenário.
Agehab
Projeto de Lei 274/2022, do Poder Executivo, autoriza a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) a proceder a regularização de ocupações residenciais, mediante a alienação direta de bens imóveis de sua propriedade, localizados no Loteamento denominado Conquista Guató, do Residencial Dorado, no Bairro Padre Ernesto Sassida, em Corumbá.
Detran-MS
Projeto de Lei 266/2022, do Poder Executivo, que altera a redação do art. 3º da Lei nº 4.457, de 18 de dezembro de 2013, que autoriza o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), em caráter de excepcional interesse público, a planejar, a contratar e a executar obras e serviços.
IPVA
A CCJR também emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 268/2022, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado, entre eles o ICMS e o IPVA, no que tange a fornecimento de documentos fiscais a pequenos produtores, concessão de incentivos.
Conselho Superior
O Projeto de Lei 273/2022, do Poder Executivo, que pretende instituir o Conselho Superior da Superintendência de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda, de atuação consultiva, recebeu emendas para instituir requisito para assumir cargo no Conselho e outra quanto ao tempo de mandato.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
ISMAC promove Festival de Judô como parte da programação do Mês Social do Cego
Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos possui uma das principais equipes de judô paralímpico do País, com três atletas na seleção brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.