O advogado Roberto Abbate é o novo governador do Departamento de Amambay, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. Ele foi eleito por unanimidade pelo Conselho Departamental, equivalente à Legislativa, no final da tarde desta quinta-feira (28) e já tomou posse.

Abbate pertence ao PLRA (Partido Liberal Autêntico) e substitui Ronald Acevedo, da mesma legenda, que renunciou ao cargo de governador de Amambay para disputar a prefeitura de Pedro Juan Caballero. Atualmente a cidade é administrada interinamente pela sua esposa Carolina Yunis Acevedo.

Em entrevista à imprensa o novo governador disse estar preparado para a nova missão, uma vez que acompanha a política da fronteira dede que era criança, quando acompanhava o pai nas atividades do departamento. Ele também disse estar consciente do “grande compromisso e que depende de recursos do para fazer alguma coisa”.

Ao deixar o cargo, Ronald Acevedo, que é irmão do ex-prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, disse que entrega um departamento em ordem e que sai pela porta da frente. Entretanto, alguns conselheiros parlamentares apresentaram ao trabalho de Ronald, que não fez um balanço do seu período à frente do Departamento de Amambay.

“Vamos pedir para ele trabalhar mais do que esse governador porque ele não fez nada. Não sabemos o que ele fez, não prestou contas. Seu governo deixa muito a desejar”, comentou o conselheiro departamental Júlio Veja em entrevista à FM Urendey, logo após a posse de Abbate.