Após confirmar resultado das Eleições, general pede investigação sobre código-fonte de urnas
Ministério da Defesa enviou relatório para o TSE reconhecendo o resultado das Eleições e veracidade dos dados
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quinta-feira (10), o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, emitiu nota oficial publicada no site do Ministério da Defesa pedindo investigação urgente sobre o código-fonte das urnas. O pedido foi feito após a pasta enviar relatório ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmando o resultado das eleições, sem apontar fraude.
Na última quarta-feira (9), o general encaminhou relatório de fiscalização do processo de votação sem apontar nenhuma fraude eleitoral. Além disso, reconhece que os boletins de urnas e os resultados divulgados pelo TSE são idênticos.
Ou seja, o Ministério da Defesa confirmou que o boletim que a urna imprimiu registrando os dados ao final das votações tem os mesmos dados que o resultado divulgado pelo TSE.
Assim, nesta quinta-feira (10), o general publicou nota no Ministério reforçando o pedido feito no relatório. Foi apontado um ‘suposto risco de que um código malicioso possa interferir no funcionamento dos aparelhos de votação’.
Ministério pede investigação de códigos
“Por isso, o Ministério da Defesa solicitou ao TSE, com urgência, a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do código-fonte e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas”. Então, pede a criação de uma uma comissão específica de técnicos renomados da sociedade e de técnicos representantes das entidades fiscalizadoras.
O TSE agradeceu o envio do documento na quarta-feira (9) e destacou que o trabalho dos militares não aponta nenhuma fraude ocorrida na eleição. “TSE informa que recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência no processo eleitoral de 2022”, reforçou o Tribunal.
Então, garantiu que “as sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas”. Por fim, o “TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos”.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Últimas Notícias
Indústria sucroalcooleira tem vagas abertas em diversas funções no interior de MS
Alcoolvale S/A Álcool e Açúcar tem oportunidades de trabalho nas áreas administrativa, industrial, agrícola e de manutenção
Tempestade em Campo Grande adia abertura oficial da Cidade do Natal
Abertura estava agendada para esta sexta-feira foi adiada para amanhã (14)
Ana Castela fala pela 1ª vez sobre término com Gustavo Mioto: “peço compreensão”
Cantora usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (13) para se pronunciar
Preso por assalto a motociclista em Corumbá é encontrado morto em cela
Quatro presos da unidade devem ser ouvidos para prestarem esclarecimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.