vive momento histórico ao empossar, nesta segunda-feira (4), a primeira prefeita eleita democraticamente. Vice-prefeita desde 2017, Adriane Lopes (Patriota) assumiu o lugar de (PSD) na sexta-feira (1º), que renunciou o comando para disputar o Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições 2022.

Antes dela, Nely Bacha já assumiu a prefeitura temporariamente, mas foi nomeada pelo então governador do Estado.

A nova prefeita, natural de Grandes Rios, Paraná, é formada em Direito e Teologia e pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Além disso, é formada como coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching).

Ao Jornal Midiamax, Adriane Lopes tinha dito que se interessou por política ao acompanhar o marido, deputado estadual Lídio Lopes, atual presidente do no Estado. Adriane Lopes tem 45 anos, é casada e mãe de dois filhos.

Em seu perfil no Facebook, a nova chefe do Poder Executivo de Campo Grande conta que começou a vida profissional vendendo sorvetes de porta em porta na cidade. No direito, defendeu famílias em situação de vulnerabilidade social e trabalhou por quatro anos na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Também contribuiu com o desenvolvimento de projetos sociais, como no Cerme (Centro de Recuperação Minha Esperança), que trata de dependentes químicos, Unidos pela Fé, promovendo atendimento jurídico, odontológico e médico, Madrinha, que entrega kit enxoval para mães de baixa renda, entre outros.

Adriane Lopes, de vice-prefeita a prefeita de Campo Grande até 2024

Como vice-prefeita, esteve presente em diversas agendas públicas ao lado do ex-prefeito Marquinhos, parceria que o então chefe do Executivo destacava frequentemente em suas falas.

Adriane tinha um gabinete na frente do espaço do prefeito. Agora, ocupará o lugar destinado ao chefe do Executivo no Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena, até 31 de dezembro de 2024.

No primeiro fim de semana como prefeita, Adriane cumpriu algumas agendas que já tinha marcado como vice-prefeita. Não fez declarações públicas, deixando para esta segunda-feira (4) sua aparição como prefeita, oficialmente.

Na Câmara Municipal de Campo Grande, dois vereadores são do Patriota: Sandro Benites, que atualmente é vice-líder de Marquinhos Trad, e Edu Miranda. Contudo, até então, a maioria da Casa de Leis é base da atual gestão municipal.