A uma semana do prazo previsto no Calendário Eleitoral, apenas um candidato a governador em foi registrado no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na próxima segunda-feira (15), acaba o prazo para registro das candidaturas ao e outros cargos das eleições.

Até o momento, apenas Adonis Marcos (Psol) registrou o pedido de candidatura para concorrer ao cargo de governador de MS nas Eleições de 2022. Ilmo Candido de Oliveira é o vice na chapa do Psol-Rede. Os candidatos aguardam julgamento da Justiça Eleitoral.

Apesar de ser apresentado e aprovado em convenção, o candidato de cada partido deveser registrado no TSE até o dia 15 de agosto. Os registros que não forem feitos até lá não poderão disputar as eleições neste ano. No entanto, até esta data, as siglas podem alterar as alianças firmadas.

Candidatos em MS

Também lançaram candidaturas Giselle Marques, do PT, com anúncio do vice Abílio Vaneli, de , na última sexta-feira. Abílio é advogado, como Giselle Marques, e foi presidente do Diretório Municipal do PT de Coxim entre 2008 e 2013, além de atualmente ser vereador da cidade.

André Puccinelli terá como vice Tânia Garib e ambos realizaram convenção na sexta-feira. Tânia já atuou no e da Agricultura e Pecuária e explicou que não queria, a princípio, aceitar o convite. “Mas houve esse chamamento para lutar pelo meu Estado e sou muito amiga de André. Já trabalhamos juntos e foi uma parceria que deu muito certo”.

Marquinhos Trad anunciou Viviane Orro como vice. Ela já foi candidata a prefeita em e o marido, o deputado estadual Felipe Orro, deixará de concorrer à reeleição para apoiar a candidatura e a campanha. Ela é médica de carreira e atuou por 22 anos no SUS (Sistema Único de Saúde). A pré-candidata explica que quer priorizar a saúde de qualidade para o interior do Estado.

Capitão Contar (PRTB) terá como vice Beto Figueiró. Contar ressaltou os desafios que enfrentou para conseguir se consolidar como candidato durante a convenção. “Contra todas as adversidades, energias negativas, arapucas, aqueles velhos hábitos sul-mato-grossenses, tudo isso hoje se encerra. Agora temos um novo caminho para trilhar”, enfatizou.

Eduardo Riedel anunciou no dia da convenção do deputado estadual Barbosinha como vice. De Dourados, o deputado disse que foi chamado naquele dia de manhã para compor a chapa. “Soldado não foge à luta. Estou animado e confiante. Atendo a região da grande Dourados, segundo maior colégio eleitoral do Estado”, disse.

A deputada federal Rose Modesto é a postulante do União Brasil. O Podemos indicou para vice o produtor rural Alberto Schlatter, que declarou ser cristão e estar tranquilo com a candidatura durante a convenção. “[acredito] que é projeto de Deus e que vamos vencer tranquilamente”, declarou. O vice de Rose também disse que sua prioridade na carreira política é defender “honestidade e princípios”.

O indígena Guarani Kaiowá Magno Souza concorrerá pelo PCO. A chapa fecha com o professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Carlos Martins.