A senadora Soraya Thronicke (União-MS) cobrou do (Fundo Nacional de Desenvolvimento da ) o pagamento de emendas para seis municípios de Mato Grosso do Sul, dentre os quais , Naviraí, Jaraguari, Sonora, e Laguna Carapã. Problemas no cadastro dificultam as transações.

Na quarta-feira (27), ela esteve reunida com Marcelo Lopes, presidente do FNDE. Na oportunidade, solicitou informações sobre os recursos destinados por ela. Além da liberação de recursos para obras de construção e reformas em escolas e creches sul-mato-grossenses, a senadora Soraya também questionou a situação dos ônibus escolares que destinou aos municípios do Estado. 

“Queremos saber quais são as pendências de cada município para dar algum retorno aos prefeitos, que precisam da liberação desse dinheiro para dar continuidade às obras”, explicou a parlamentar.

Cadastro na Educação

O FNDE disse que muitos municípios estão com pendências no sistema, como falta de documentação e ausência de dados nas planilhas, o que implica na transferência de verba. No entanto, Marcelo disse que a equipe está à disposição para orientar todos os municípios e ajudar na regularização. “Podemos auxiliar com um treinamento para as equipes técnicas das prefeituras. É preciso um esforço concentrado para fazer as coisas andarem”, explicou.