A partir das 9 horas desta quarta-feira (13), os 29 vereadores de votam o que autoriza a Prefeitura de Campo Grande a comprar vacina contra o Covid-19. A votação será no plenário da Municipal de Campo Grande, com reunião transmitida nas redes sociais.

Proposta do Executivo municipal foi encaminhada à Casa de Leis na segunda-feira (11) e o presidente Carlão (PSB) convocou sessão extraordinária para esta manhã, já que a medida precisa ser analisada em regime de urgência e, atualmente, os parlamentares estão em recesso.

O texto proposto permite que a prefeitura compre doses não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações. Ainda assim, estas vacinas precisam ter eficácia comprovada e aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A iniciativa leva em consideração a demora do governo federal em implantar um plano sólido de ção. Segundo mensagem de Marquinhos à Câmara, o projeto de lei pretende “garantir que os munícipes de Campo Grande tenham a imunização contra a Covid-19, […] até que o Plano Nacional de Imunização seja implementado e tenha o fluxo necessário”.

A proposta ainda prevê que a compra dos imunizantes terá caráter emergencial. O texto autoriza o município a firmar parcerias ou participar de consórcios com estados e municípios para realização de pesquisas e produção local de vacinas. Por último, o projeto dá aval para que o Executivo mexa livremente no orçamento vigente para garantir a compra das doses.

A antecipação ao plano nacional marca um descolamento de Marquinhos Trad da gestão de Jair Bolsonaro (sem partido) perante a de covid-19. No ano passado, a prefeitura de Campo Grande chegou a se alinhar com o governo federal em relação à distribuição de hidroxicloroquina, medicamento ainda sem eficácia comprovada pela Ciência contra a infecção.