“As coisas estão delicadas”. Assim resumiu o vereador João Rocha sobre o momento que passa no enfrentamento à pandemia de . A prefeitura decidiu nesta quinta-feira (18) antecipar feriados para forçar o fechamento de serviços considerados não essenciais.

A Capital foi classificada com a bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), do Governo do Estado. “É o mais correto a se fazer. Está cada mais difícil conter o avanço da pandemia”, avaliou o tucano.

“[Antecipar feriados] É uma atitude cautelosa. Mas se não funcionar, provavelmente teremos que partir para o extremo”, finalizou.

Entenda

O Governo do Estado atualizou hoje o mapa do e Campo Grande é a única cidade com bandeira cinza. É a primeira vez no ano que a Capital entra na classificação mais rígida do programa.

A ocupação de leitos está acima do limite reconhecido pelo Ministério da Saúde. Com 107% das UTIs lotadas, Campo Grande tem mais leitos do que o oficial, o que faz com que o índice esteja acima dos 100%, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, a prefeitura decidiu antecipar feriados. Sem lockdown, a expectativa é que haja diminuição do contágio nos dias em que apenas os serviços essenciais vão operar.

“Há um prazo para evitarmos esse colapso. Acontece que as pessoas que ocupam os leitos de , muitos deles não vem da Covid, a gente evitando a circulação de pessoas e diminuindo os horários da noite, cuidar de quem está com Covid”, disse o prefeito (PSD).