Pular para o conteúdo
Política

Sidagro, nova pasta da Prefeitura, tem como principais mudanças a inovação e o agronegócio

Antiga Sedesc, a agora Sidagro incorporou a área de ciência e tecnologia e deu mais protagonismo ao agronegócio
Arquivo -

Desde o mês passado, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) passou a se chamar Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio). A mudança, garante o titular da pasta, Rodrigo terra, não é só no nome.

Na prática, são duas mudanças principais: uma corresponde ao setor de agronegócio, que já fazia parte do guarda-chuva da secretaria, mas não estava expressa no nome, e outra que diz respeito à inovação, que traz consigo a ciência e tecnologia, uma lacuna até então dentro da organização interna da administração municipal.

“Nós percebemos uma demanda dos produtores agrícolas que conversávamos, muitos se queixavam de não aparecerem nem no nome. A incorporação do nome ‘agronegócio’ vai contribuir muito com a criação de políticas públicas, principalmente em áreas que observamos deficiência”, explica Rodrigo.

O secretário explica que essas novas políticas para o setor nasceram de demandas, antes não contempladas devidamente e que agora passam a ser prioridades. “Temos agora uma assistência técnica para os produtores, para que eles tenham orientação capacitada. Também vamos dar atenção para a questão fundiária, assessorando os produtores que precisam de regularização legal. Criamos uma gerência só para cuidar da comercialização, porque não adianta produzir e não ter onde vender”.

Nesse ponto da comercialização, Rodrigo Terra fala sobre a implantação de uma feira permanente de produtores que será instalada na avenida Bom Pastor por ocasião da revitalização da região.

“Outra demanda que estamos incrementando é do maquinário, alguns cedidos a instituições, outras eventualmente cedidas a produtores, mas sempre por profissionais da Prefeitura”.

Inovação

A inovação talvez seja a principal mudança de atuação da pasta. Ela foi criada basicamente para colocar em prática uma promessa de campanha do prefeito Marquinhos Trad, que é o Parque Tecnológico e de Inovação, um espaço físico estruturado para receber empresas de tecnologia, sejam elas estabelecidas ou iniciativas como startups.

“Criamos um grupo de trabalho que está fazendo o levantamento de viabilidade, já visitamos algumas cidades com iniciativas semelhantes”.

A ideia é que o projeto seja lançado neste segundo semestre para ser colocado em prática no ano que vem. A localização prevista é no Centro de . Sobre o orçamento, o secretário não quis passar detalhes. “Vamos oficializar tudo no lançamento do projeto”.

 A alteração da Lei pode ser consultada na versão online do Diário Oficial do último dia 20 de julho, disponível no endereço eletrônico https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados