Senadoras de MS votaram pela aprovação do Marco Legal das Ferrovias

Proposta passou pelo Senado, mas ainda precisa ser votada na Câmara dos Deputados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Plenário do Senado
Plenário do Senado

A aprovação do Marco Legal das Ferrovias nesta terça-feira (5), no Senado, contou com os votos de Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL). O projeto trata de novos instrumentos de outorgas para ferrovias em regime privado, tanto em nível federal, quanto estadual e municipal. 

“Estamos falando de um modelo de transporte de custo e manutenção baixos, sem incidência de pedágio e com menor índice de roubos e acidentes, além de ser capaz de transportar grandes quantidades a longas distância”, ponderou Soraya Thronicke. Ela afirmou que já há uma empresa privada operando o trecho de Maracaju/Dourados/Porto de Paranaguá.

Simone Tebet também acredita que o novo marco vai beneficiar o Estado. “Para o Mato Grosso do Sul será muito importante. Estimular o investimento privado em ferrovias vai melhorar a infraestrutura logística, incrementar o agronegócio e gerar mais emprego e renda”, frisou.

O PLS 261/2018 atualiza a legislação e traz diretrizes para a expansão de ferrovias. A principal inovação é a autorização, não mais concessão, para a construção de novas ferrovias pelo setor privado, que assumirá os investimentos e riscos do negócio. 

Conteúdos relacionados