Pular para o conteúdo
Política

Rosa Weber se declara impedida de julgar recurso de deputado Trutis

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou-se impedida de julgar seguimento ao recurso impetrado pela defesa de Loester Trutis (PSL-MS), que tenta trancar a investigação que o implica em forjar o atentado de fevereiro de 2020. Com isso, o placar do julgamento virtual da medida, iniciado há uma semana, segue com dois […]
Arquivo -

A ministra , do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou-se impedida de julgar seguimento ao recurso impetrado pela defesa de Loester Trutis (PSL-MS), que tenta trancar a investigação que o implica em forjar o atentado de fevereiro de 2020. Com isso, o placar do julgamento virtual da medida, iniciado há uma semana, segue com dois votos contrários e um favorável.

Caberá, portanto, ao ministro Luis Roberto Barroso decidir ou empatar. A expectativa é que o julgamento chegue ao fim nesta sexta-feira (19).

Rosa Weber é relatora de outros dois processos contra Trutis no STF – um que deriva das investigações da Polícia Federal no bojo da Operação Tracker, e outro sobre a prisão do deputado – depois revogada – por de uso restrito. Em ambos os casos, a ministra vem decidindo contrariamente ao parlamentar. Há duas semanas, ela acatou pedido da Polícia Federal e deu mais 60 dias para conclusão de exames periciais e investigações. Por esta razão, ela declarou-se impedida.

Trutis e seu assessor Ciro Nogueira Fidelis recorreram após Toffoli rejeitar um habeas corpus que pleiteava o trancamento das investigações sobre o suposto atentado a tiros contra o deputado. Isto porque a Polícia Federal concluiu que o ataque foi simulado pelo parlamentar, de olho em dividendos políticos e eleitorais. Loester Trutis, que disse ter reagido à suposta investida, é defensor contumaz da flexibilização do acesso a armas de fogo.

Na sexta-feira (12), Dias Toffoli abriu a sessão virtual com voto contrário ao agravo regimental apresentado pela defesa do deputado. Alexandre de Moraes resolveu acompanhar o relator. No dia seguinte, o ministro Marco Aurélio abriu divergência.

Em recurso no STF, Trutis acusa PF de produzir provas ilícitas

Rosa Weber se declara impedida de julgar recurso de deputado Trutis
O deputado federal Loester Trutis (PSL-MS) | Foto: Reprodução | Facebook

A defesa de Trutis ingressou com dois habeas corpus idênticos durante o recesso judiciário, ainda em dezembro do ano passado. Os pedidos acusavam agentes de produzir provas ilícitas. Além disso, pleiteavam, além do trancamento dos inquéritos na Polícia Federal e no STF, também a suspensão destes enquanto os HCs não fossem julgados. Caso contrário, o parlamentar pediu o trancamento parcial, a fim de evitar indiciamentos por comunicação falsa de crime e dano.

O presidente do STF, , já havia despachado sobre o habeas corpus atualmente em julgamento na Primeira Turma. No dia 30 de dezembro de 2020, ele entendeu não haver urgência no pedido e determinou a devolução ao gabinete do ministro Dias Toffoli. No início de fevereiro, Toffoli negou seguimento ao recurso e, assim, sequer analisou o pedido de liminar. Então, Loester Trutis recorreu.

Fux também negou pedido liminar no âmbito do outro habeas corpus, no dia 6 de janeiro. A defesa de Trutis depois desistiu deste segundo recurso e concentrou suas forças na apelação agora em julgamento virtual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Conselho de Estado aprova construção de dez novos reatores nucleares na China

De consulta a castração, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em maio

Spotify: preços de assinatura podem subir em breve no Brasil; veja valores

Gibiteca terá oficina gratuita de desenho digital no Seminário

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Voluntário é hostilizado por alimentar animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Sesau suspende serviços no Complexo de Saúde do Aero Rancho devido a defeito no transformador

Últimas Notícias

Sem Categoria

Operação ‘Dia do Trabalhador’ prevê 320 mil veículos na BR-163 durante o feriado

Mais de 80 viaturas estão à disposição dos usuários, entre elas, 17 ambulâncias-resgate, 08 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço

Cotidiano

Após liberação da BR-060, manifestantes do MST reforçam ato por reforma agrária na sede do Incra

Manifestantes deixaram o bloqueio e agora fazem vigília em frente ao órgão em Campo Grande

Mundo

Premiê Sánchez anuncia restabelecimento parcial da eletricidade após apagão na Espanha

Crise no setor energético causou apagão

Polícia

Trecho da BR-060 é liberado após 12 horas de interdição com protesto por reforma agrária

Desde às 4 horas da madrugada desta segunda (28), uma fila de veículos ocupava o trecho conhecido como ‘Capão Seco’