Sob relatoria de Nelsinho, quebra de patentes de vacinas contra covid é votada no Senado
Senador Nelsinho Trad (PSD/MS) deve apresentar um relatório apontando modificações no texto original
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Está pautado para esta quinta-feira (29), a partir das 16 horas, projeto de lei que permite a quebra de patentes de vacinas, testes de diagnóstico e medicamentos de eficácia comprovada contra a Covid-19, enquanto durar o estado de emergência em saúde. O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) é quem fez a relatoria do projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS).
Segundo informações da Agência Senado, a proposta libera a produção de imunizantes, remédios e insumos sem a necessidade de observância dos direitos de propriedade industrial. De acordo com o texto, os titulares de patentes ficariam obrigados a ceder ao poder público todas as informações necessária para produção de vacinas e medicamentos de enfrentamento ao coronavírus.
Segundo o autor, o objetivo é agilizar a produção na tentativa de acelerar o processo de vacinação contra a doença no Brasil. Na justificativa, Paim observa que a medida não é para ignorar os direitos à propriedade intelectual relacionados ao comércio, mas relativizá-los temporariamente, diante de ‘interesse maior do povo brasileiro’.
Ideia como esta, segundo o senador, é defendida na índia e África do Sul, que apresentaram projeto neste sentido à OMS (Organização Mundial da Saúde) – outros 100 países apoiariam a iniciativa.
Relator da medida, o senador Nelsinho concedeu entrevista à Jovem Pan, publicada em sua rede social, Nelsinho Trad ponderou sobre o projeto de ‘quebra pura e simplesmente’ de patentes. “Isso é realmente muito sensível e complexo, tinha implicações nos tratados internacionais conduzidos por este governo e outros junto a outros países e a OMC”.
Apesar de não detalhar quais são os apontamentos em seu relatório, o senador comentou que houve modificações no projeto e, por fim, reforçou que a quebra de patente pode gerar agilidade maior na vacinação. “Onde vemos que o plano de imunização não está numa fila rápida como gostaríamos”. A reportagem entrou em contato com o senador e aguarda retorno.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ contas da Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.