Projeto quer igualar prazos administrativos em MS com procedimentos judiciais
Decreto estadual de 1979 não especifica forma de contagem, e medida se equipararia ao novo Código do Processo Civil
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começou a tramitar na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que visa igualar processos administrativos estaduais ao novo Código do Processo Civil. A matéria é de autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL).
Dessa forma, procedimentos e processos administrativos disciplinares, sindicâncias e inquéritos terão seus prazos contados apenas em dias úteis, como já acontece em processos judiciais. Um decreto estadual de 1979 já estipula a data de vencimento em dia de expediente, sem especificar a forma de contagem dos prazos.
Logo, estes correm conforme previsto na Lei do Processo Administrativo Federal. Caso o projeto vire lei, os prazos serão uniformizados, o que atenderia à demanda da classe jurídica.
“A medida é anseio da advocacia, principalmente aqueles que têm como âmbito o procedimento administrativo estadual, trazendo mais tempo para advogados e advogadas desenvolverem suas teses. Precisamos nos atualizar, não ignorar a norma estabelecida no Novo Código Civil sobre este assunto, e dar mais espaço para os advogados e para a administração pública trabalharem. Esta mudança também está em curso em âmbito federal, promovendo uniformização dos critérios processuais”, justificou Catan.
A matéria ainda deve ser analisada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), ser votada em 1ª discussão, passar pelas comissões de mérito e ser novamente votada. Após isso, o texto vai para análise do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Bombeiros preveem Operação contra incêndios em MS o ano todo em 2025
Resultado foi positivo este ano com a área queimada reduzida para 1,6 milhões de hectare
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.