Projeto de lei na Câmara Municipal de Campo Grande prevê inclusão, nas escolas municipais, de matéria ou curso extracurricular de noções e conceitos de empreendedorismo. Até agosto, os vereadores estão em recesso, portanto, propostas serão analisadas posteriormente.

Segundo o texto, apresentado pelo vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), no curso devem estar previstos o desenvolvimento de habilidades e competências, preparando o aluno para o mercado de trabalho; difusão de princípios como ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação; introdução da capacidade de gestão e inovação, por meio de atividades que estimulem a criatividade.

Ainda, promoção da gestão democrática na escola e, conforme o texto, a Prefeitura de Campo Grande é autorizada a celebrar convênio com órgãos públicos estadual ou federal, entidades de sociedade civil organizada e iniciativa privada, para o desenvolvimento de projetos nas escolas. 

Na justificativa, o vereador cita posicionamento da Unesco que apresenta um quinto pilar da educação: ‘aprender a empreender’, como sendo uma técnica para combater os problemas sociais e econômicos da atualidade. “Com efeito, em nível mundial, a educação empreendedora vem ganhando força e crescendo em muitos países, com a recomendação de atender às novas exigências de formação profissional e pessoal para uma sociedade em rápidas e contínuas transformações”.