Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pretende criar o Dia do Vacinador, a ser comemorado no dia 18 de janeiro, data em que a primeira pessoa foi vacinada contra a Covid-19 no Estado.
A proposta de Lucas de Lima (Solidariedade) pretende homenagear os profissionais da saúde que exerceram a função de vacinador. Conforme a justificativa, no último ano, os profissionais tiveram um papel fundamental na imunização das pessoas contra o coronavírus, trabalhando por longos períodos do dia de forma incansável, no intuito de salvar vidas, além da prevenção a inúmeras outras doenças.
Segundo o texto, a data foi escolhida, pois recorda a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul — Domingas da Silva, da etnia Terena, de 91 anos, residente na aldeia Tereré, em Sidrolândia.
O projeto de lei precisa passar pela avaliação da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) antes de ir a plenário e ser votada pelos demais parlamentares. Se aprovada e sancionada, deve ser inclusa no Calendário Oficial de Eventos do Estado.