Os prefeitos de , Hélio Peluffo (PSDB) Edinaldo Luiz de Melo Bandeira (PSDB), de , Marcelo Pé (DEM) de Antônio João e Alexandrino Garcia (PSDB) de , se encontraram nesta quarta-feira (3), em Ponta Porã, para cobrar mais leitos para atender as demandas provocadas pela pandemia do coronavírus.

A proposta partiu do prefeito de Amambai, que Edinaldo Bandeira representa a frente de prefeitos do Conesul, e engloba 14 Prefeituras. A ideia desta frente é criar alternativas para o combate ao coronavírus.

“Pretendemos criar mais 10 leitos UTI e 20 leitos clínicos aqui em Ponta Porã. Desta forma, vamos desafogar outros centros que já estão com sua capacidade máxima de atendimento”, disse Dr. Bandeira.

“Nós vivemos o pior momento em relação ao covid-19 e Ponta Porã tem um prédio construído que será utilizado como CAPS e está disponibilizado para ampliar para a instalação dos 10 leitos UTI e 20 leitos clínicos no atendimento covid-19. O Govenador Reinaldo Azambuja, que é extremamente Municipalista e tem sido sensível a estas questões, será favorável a esta demanda da região”, disse Hélio Peluffo.

O Diretor do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, Demétrius do Lago Pareja, afirmou que caso seja concretizada a parceria entre Prefeituras e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Instituto Acqua precisa de 7 a 10 dias para colocar em pleno funcionamento a nova unidade. “Precisamos ajustar e padronizar algumas coisas e a partir daí, teremos condições de ampliar o atendimento para Ponta Porã e a outros Municípios da região”, disse Demétrius.

Ao final da reunião entre a frente de prefeitos, foi elaborado um documento que foi encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde, contendo a demanda. Prefeitos aguardam agora o apoio estadual para implantar a estrutura.