Visando à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, o projeto de lei nº 270/2021 institui o ‘setembro verde' em Mato Grosso do Sul. A proposta foi protocolada na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (15).

Desde 1º de setembro até o dia 30 do mesmo mês serão realizadas políticas públicas de conscientização sobre o tema, caso a proposta seja aprovada. Além disso, o ‘setembro verde' deverá ser incluído no calendário oficial de eventos de MS.

Conforme o autor do projeto, deputado Marçal Filho (PSDB), serão realizados debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização sobre a doação de órgãos. O mês foi escolhido por causa do Dia Nacional de Doação de Órgãos, instituído em 27 de setembro.

A justificativa ainda traz dados de que cerca de 90% dos transplantes no país são realizados pelo Sistema Único de Saúde. O deputado destaca que existe uma legislação para regularizar o processo de doação, captação e transplantes de órgãos e tecidos. Assim, pede que seja aprovado o projeto de conscientização.