Política

MS sedia evento que reúne Assembleias Legislativas e pode ter próximo presidente de União

Deputados estaduais dos estados brasileiros e autoridades de outros países devem participar do evento

Mayara Bueno e Renata Volpe Publicado em 15/09/2021, às 11h47 - Atualizado às 12h09

Da esquerda para direita, deputado Lídio Lopes (Patriota/MS); deputada Ivana Bastos (PSD/BA) e presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB/MS)
Da esquerda para direita, deputado Lídio Lopes (Patriota/MS); deputada Ivana Bastos (PSD/BA) e presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB/MS) - (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) será entre 24 e 26 de novembro, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande - evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (15), na sede do Legislativo de Mato Grosso do Sul, no Parque dos Poderes, e reuniu deputados de MS e outros Estados brasileiros.

Atual dirigente da União, a deputada Ivana Bastos (PSD/BA) comentou que o evento é o maior da América Latina, envolvendo parlamentares. "Lançamos hoje oficialmente a conferência, que não aconteceu ano passado devido a pandemia". Apesar do abrandamento da crise sanitária, a solenidade será feita de forma híbrida e ao menos 1143 deputados estaduais devem participar.

Autoridades dos Estados Unidos, Europa, Chipe e Taiwan, devem estar nas discussões, 'para construção de oportunidades e estreitamento de laços'. De acordo com o presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa (PSDB), na ocasião, devem ser debatidos assuntos como pacto federativo, Mercosul, tecnologias a serem implementadas, entre outros. O dirigente cita que a visita de tanta gente de fora, servirá também para mostrar as belezas naturais do Estado, como Bonito.

Em novembro, durante a conferência, um novo presidente deve ser escolhido, uma vez que o mandato dura um ano. Deputado Lídio Lopes (Patriota) foi citado como candidato. Ao ser indagado sobre o assunto, o parlamentar explicou que presidir a união 'é sonho de todo deputado' e que, até outubro, a chapa precisa ser inscrita. No dia do evento, a eleição é feita e o escolhido toma posse ocorre na mesma ocasião.

Deputados estaduais de MS e Bahia Lídio Lopes e Ivana Bastos

Participaram da reunião desta quarta-feira, em Campo Grande, os deputados Paulo Corrêa e Lídio Lopes, ambos de MS. Ivana Bastos, da Bahia; Lissauer Vieira, Goiás; Diogo Moraes, Pernambuco; Veloso Laviola, Minas Gerais; Goretti Reis, Sergipe; Deputado Adjunto Afonso, Amazonas; Dr. Neidson, Rondônia; Jory Oeiras, Amapá; José Luís (Tchê), Acre; Raniery Paulino, Paraíba; Ricardo Ayres,Tocantins; Wellington do Curso, Maranhão.

Jornal Midiamax