Pular para o conteúdo
Política

Ministro da Justiça vem a Campo Grande para palestra no TJMS sobre plano de forças-tarefas

Palestra com ministro da Justiça André Mendonça será no plenário do Tribunal Pleno e terá transmissão ao vivo pelo canal do TJMS no Youtube.
Arquivo -

O ministro da Justiça e Segurança Pública André Mendonça vai ministrar uma palestra em no próximo dia 19, no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Na pauta do evento estão as forças-tarefas de combate ao crime organizado pelo Susp (Sistema Único de Segurança Pública).

De acordo com o TJMS, a palestra será no plenário do Tribunal Pleno e terá transmissão ao vivo pelo canal da corte no Youtube. O presidente do TJMS, Carlos Eduardo Contar, convidou dirigentes de órgãos e instituições de Segurança Pública, sistema prisional e competências criminais do Judiciário.

O número de participantes do evento será limitado, com confirmação antecipada de presença, a fim de controlar o acesso ao local. Será obrigatório o uso de máscaras, em respeito às medidas de biossegurança para evitar o contágio pela covid-19.

André Mendonça está no comando da pasta da Justiça desde abril de 2020. Ele assumiu a vaga deixada pelo ex-juiz Sergio Moro, que abandonou o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) após desavenças com o presidente sobre supostas tentativas de interferência na Polícia Federal. O caso é investigado em inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal).

Plano de Forças-Tarefas prevê atuação conjunta de polícias

O Plano de Forças-Tarefas Susp de Combate ao Crime Organizado foi lançado em janeiro deste ano pelo Ministério da Justiça. As ações terão como foco prevenção, repressão, monitoramento e investigação de grandes organizações criminosas a partir da atuação conjunta entre as polícias da União e dos estados.

Além disso, as forças-tarefas pretendem isolar lideranças do crime organizado que hoje estão presas, bem como descapitalizar facções por meio de bloqueio e venda antecipada de bens.

Os seis estados que apresentaram os maiores aumentos em números absolutos de homicídios no primeiro semestre de 2020, quando comparados com o mesmo período de 2019, poderão aderir ao Plano de Força-Tarefas primeiro. São eles: Ceará, Paraná, Pernambuco, Bahia, Maranhão e .

De junho deste ano em diante, a adesão será facultada aos estados que sediam penitenciárias federais, caso de Mato Grosso do Sul. Os demais estados poderão aderir ao plano a partir de janeiro de 2022.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cadastro de cultivo de mandioca em MS passa a ser obrigatório

Embaixadas do Brasil e Israel negociam volta de secretários de MS após intensificação de ataques

Merendeira da Reme

SAS convoca 41 aprovados em seleção para merendeiros; confira

pix

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

Embaixadas do Brasil e Israel negociam volta de secretários de MS após intensificação de ataques

Concursos com bons salários serão realizados este ano

Semana começa com mais de 900 vagas em concursos e processos seletivos

nutella bom dia do brasil aquidauana ms

Estado ‘nutella’? Marca do creme de avelã escolhe paisagem de MS para estampar embalagens

Últimas Notícias

Publieditorial

5 erros para evitar quando você for apostar online

Evite prejuízos nas apostas online! Conheça os 5 erros comuns que afetam suas previsões e estatísticas no futebol e outros esportes. Leia agora e aposte com mais segurança!

Polícia

Indígena de aldeia em Dourados sai para comprar bebidas e é esfaqueado

Jovem teve que ser socorrido pelo Samu

Trânsito

VÍDEO: Pedestre fica ferido após ser atropelado por motociclista em Campo Grande

Luz do sol teria provocado colisão

Política

TCE reprova contas e aponta rombo de R$ 3,6 milhões no caixa em Anastácio

Decisão é referente ao exercício de 2022, sob a gestão do então prefeito Nildo Albres.