Pular para o conteúdo
Política

Marquinhos Trad vai se reunir com deputados estaduais para discutir rateio de ICMS da educação

Secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto foi à Casa de Leis solicitar reunião
Arquivo -

O prefeito de (PSD), vai se reunir na próxima terça-feira (18) com os deputados estaduais, para discutir sobre o rateio do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação) da Educação.

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovou em março, PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para criar o rateio de 10% do ICMS, com objetivo de estimular os prefeitos e gestores a elevar a participação do imposto pela qualidade da educação.

Com isso, o secretário municipal de Finanças e Planejamento de Campo Grande, Neto foi à Casa de Leis nesta terça-feira (11), para conversar com o presidente Paulo Corrêa (PSDB) e solicitar a reunião.

Assim, Corrêa convocou os deputados para reunião na próxima terça-feira, às 15h, na sala da presidência, para se reunir com o prefeito e o secretário de Finanças. “Vamos seguir os protocolos de biossegurança e nos reunir na sala de reunião da presidência. Pedro Pedrossian Neto está vindo a pedido do prefeito para fazer uma demonstração dos parâmetros da lei que aprovamos Casa de Leis e temos que aprovar um critério de aplicação”.

Corrêa afirmou que o critério será colocado em projeto de lei. “Ele será feito conforme projeto de lei que será colocado em pauta aqui. Quero convidar o presidente da Comissão de Educação, (PT) para estar presente na reunião”.

O secretário municipal aproveitou para convidar os deputados. “Quero fazer esse debate profundo, sério, com bastante responsabilidade no que diz respeito à repartição do ICMS para a educação de Mato Grosso do Sul”, disse Pedrossian Neto.

PEC

A PEC aprovada adequa a Constituição Estadual às alterações promovidas pela Emenda à Constituição Federal 108, de 26 de agosto de 2020. Na prática, a PEC incentiva os municípios a produzir melhores resultados na educação como forma de receber uma fatia maior do ICMS. Dessa forma, ficam prestigiadas as administrações municipais com melhor desempenho nesse setor.

Atualmente, são necessários os seguintes critérios e percentuais para se chegar ao índice de participação de arrecadação do ICMS de cada cidade: valor adicionado (75%), receita própria (3%), que é, basicamente, a arrecadação dos tributos municipais, como o IPTU, ISS, ITBI e as taxas e contribuições de competência municipal.

Há ainda a extensão territorial (5%), números de eleitores (5%), ICMS ecológico (5%) e uma parte igualitária entre os 79 municípios (7%). Com a aprovação da PEC, o valor adicionado passa a ter índice de 65% e os 25% da arrecadação total, repassados aos municípios, podem chegar a 35%.

Os 10% agregados devem ser distribuídos com base em indicadores de melhoria dos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerando o nível socioeconômico dos alunos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Médica de 27 anos é uma das vítimas de acidente na BR-262 em MS

Adolescente é encontrada morta com suspeita de atropelamento na MS-289

Jovem é baleado após suspeito atirar com arma de policial em bar de Dourados

Campanha liberada: candidatos em Bandeirantes vão às ruas e às redes sociais em busca de votos

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Campo-grandenses cobram fim de conflitos e se manifestam sobre ataques contra palestinos

Últimas Notícias

Cotidiano

A cada 3 dias, um médico sofre violência em unidades de saúde de MS, aponta CFM

Ano passado, a violência foi a maior registrada desde o início dos estudos, no ano de 2013

Política

Agenda dos Poderes: CPI vai ouvir ‘cabeças’ do consórcio, enquanto Congresso discute aumentar número de deputados

Confira os principais temas que devem marcar a pauta política da semana.

Transparência

Soraya vê sabotagem em CPI, diz que seguranças andam armados ‘até os dentes’ e leva invertida

Relatório final, produzido pela senadora de MS pedia indiamento de 16 empresas ou pessoas

Mundo

Israel diz que atingiu sede do Ministério de Defesa do Irã entre os mais de 80 alvos em Teerã

Os bombardeios ocorreram "durante toda a noite", informou o Exército em um comunicado.