Maioria da bancada federal de MS vota contra mudanças no Conselho do Ministério Público

Ao todo foram 297 votos favoráveis a mudança, 182 contra e 4 abstenções

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputados federais de Mato Grosso do Sul
Deputados federais de Mato Grosso do Sul

Maioria da bancada dos deputados federais de Mato Grosso do Sul votou contra o substitutivo da PEC que altera a composição e regras do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), em votação na noite desta quarta-feira (20). A tentativa de mudança foi criticada por entidades ligadas ao CNMP e procuradores.

Bia Cavassa (PSDB), Luiz Ovando (PSL) e Vander Loubet (PT) votaram a favor da proposta. Já Rose Modesto (PSDB), Beto Pereira (PSDB), Fábio Trad (PSD), Dagoberto Nogueira (PDT) e Loester Trutis (PSL) foram contra. 

Ao todo, foram 297 votos favoráveis a mudança, 182 contra e 4 abstenções. Para ser aprovada, eram necessários ao menos 308 votos, por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição.

O texto do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator da matéria, dava poder ao Congresso de elaborar uma lista quíntupla que depois seria enviada aos procuradores-gerais de Justiça. Com a  lista de cinco integrantes do MP, Câmara e Senado se alternariam para indicar o corregedor a cada biênio. 

Outra mudança seria a de que o CNMP, que hoje tem 14 membros, passaria a ter 17 integrantes. No texto também havia a determinação da edição em até 180 dias, de um código de ética do Ministério Público, logo após a promulgação da PEC. Caso o código de ética não fosse feito neste período, o Congresso então ficaria responsável pela matéria.

Conteúdos relacionados

deputados
Câmara de vereadores