Pular para o conteúdo
Política

Julgamento no TSE começa com votos favoráveis a novas eleições em Bandeirantes e Paranhos

TSE analisa recursos contra impugnação das candidaturas dos prefeitos, em julgamento virtual que pode provocar convocação de novas eleições.
Arquivo -

Começou hoje (19) a sessão de julgamento virtual do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que vai decidir sobre a – ou não – de novas eleições para em e . Os relatores dos dois processos foram os únicos a votar até agora, e com posicionamento favorável à manutenção da impugnação das candidaturas dos eleitos sub judice nos municípios. A sessão segue até o próximo dia 25.

O ministro Alexandre de Moraes já opinou por negar provimento ao recurso de Álvaro Urt (DEM). Ainda faltam os votos dos outros seis integrantes da corte.

Urt venceu as eleições de novembro de 2020 em Bandeirantes com 50,63% dos votos válidos. Mas o democrata, então prefeito, havia sido cassado pela Câmara de Vereadores dois meses antes, após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais falsas no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Por isso, Álvaro Urt teve a candidatura impugnada. Ele recorreu da decisão, mas, em dezembro do ano passado, o relator do recurso no TSE, Alexandre de Moraes, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar. Então, o democrata recorreu novamente.

Eleito sub judice em Paranhos também começa perdendo

Quem também saiu atrás na sessão virtual de julgamento foi Heliomar Klabunde (MDB), que, sub judice, venceu as eleições municipais em Paranhos no ano passado. O relator de seu recurso, ministro Mauro Campbell Marques, orientou voto pela rejeição da medida. Os demais seis juízes ainda não se manifestaram.

Klabunde recebeu 61,67% dos votos nas eleições de 2020, mas também teve candidatura impugnada. O emedebista já foi prefeito do município e, na ocasião, teve reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) as contas relacionadas à execução de um convênio com o . Por isso, caiu na Lei da Inelegibilidade.

Campbell Marques rejeitou pedido liminar para reverter a impugnação, em dezembro de 2020. Klabunde, então, recorreu da sentença.

Além do recurso eleitoral, o emedebista ainda ingressou com uma tutela cautelar antecedente para tentar garantir sua diplomação e posse. A medida também está em julgamento na sessão virtual. Relator, o ministro Mauro Campbell Marques julgou prejudicado o pedido e aguarda o voto dos colegas de corte. Ele já havia negado a tutela cautelar em decisão anterior, que a defesa de Heliomar Klabunde contestou.

Se rejeitadas as apelações dos prefeitos eleitos sub judice, o TSE deve determinar a convocação de eleições suplementares. Foi o que aconteceu em Sidrolândia, onde Daltro Fiuza (MDB) venceu, mas não levou. Assim, o novo pleito na cidade está marcado para o dia 11 de abril.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados