Divulgação de vacinados contra a Covid-19 gera debate e projeto de lei é arquivado
Por ter recebido 9 votos a favor do projeto e 13 contra, a proposta foi arquivada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto de lei sobre a divulgação das pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul, gerou debate entre os deputados estaduais em sessão remota nesta quarta-feira (20) e acabou arquivado.
A proposta legislativa de João Henrique Catan (PL) teve parecer contrário por maioria da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), mas por ter recebido voto favorável de Evander Vendramini (PP) foi ao plenário para votação.
Em defesa ao projeto, Catan afirmou que o projeto quer dar maior transparência aos atos da administração. Ele comparou o Auxílio Emergencial com o projeto. “Quando começaram a publicar os três últimos dígitos do CPF de quem recebeu e os nomes, é que começaram a coibir que as pessoas solicitassem o auxílio. Da mesma forma, vamos evitar que as pessoas furem fila e sigam o plano de imunização contra a Covid-19”.
Ainda segundo Catan, a própria população vai ajudar a fiscalizar quem for imunizado. “Temos a estrutura, o sistema de comunicação, e é simples, é subir uma planilha de Excel com os nomes, não vai gerar custos”.
O presidente da CCJR, Gerson Claro (PP), disse que o direito da privacidade é maior do que a suspeita de um caso de fura fila. “O Ministério da Saúde determinou que vai manter em sigilo quem foi ou será vacinado. Estamos tratando o direito do cidadão de ser exposto na rede”.
Capitão Contar (PSL) se manifestou favorável à proposta. “Eu discordo do parecer contrário, por entender que toda transparência é bem-vinda, não só pela fraude fura fila, mas para comprovação das pessoas vacinadas para embarcar em aviões ou para retornarem ao trabalho”.
Contrária ao projeto, a líder do governo na Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB) comentou que o projeto fere o direito do cidadão à privacidade. “O projeto contraria a lei geral de proteção de dados e facilita golpes”.
Por ter recebido 9 votos a favor do projeto e 13 contra, a proposta foi arquivada.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.