Deputado apresenta projeto de apoio fiscal a bares e restaurantes durante a pandemia da Covid-19
As medidas previstas visam à isenção de impostos e taxas estaduais para os estabelecimentos afetados pelas medidas de restrições de circulação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto de lei em tramitação na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), pretende instituir Programa de Apoio Fiscal a bares e restaurantes e outros estabelecimentos comerciais considerados não essenciais pelo Governo de Mato Grosso do Sul.
O deputado Marçal Filho (PSDB) é autor do projeto de lei. Segundo a proposta, as medidas previstas visam à isenção de impostos e taxas estaduais para os estabelecimentos afetados pelas medidas de restrições de circulação, bem como mitigar os efeitos econômicos da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.
Assim, a proposta pretende manter o funcionamento e operação dos estabelecimentos considerados não essenciais, resguardando empregos e salvando vidas.
Ainda segundo o texto, os estabelecimentos ficam isentos, por período proporcional ao fechamento, do pagamento dos seguintes tributos: I – ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação); II – IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores); III – Taxas e Contribuições Estaduais.
Se aprovada pelos deputados e sancionada pelo governo, a lei terá eficácia até o dia 31 de dezembro, podendo ser prorrogada enquanto houver medidas de restrição decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19.
Conforme a justificativa apresentada, o Programa de Apoio aos referidos estabelecimentos visa à diminuição dos efeitos negativos, econômicos e sociais, oriundos da situação emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia. “Trata-se, portanto, de uma medida de grande alcance social, cujo objetivo é promover a isenção dos tributos estaduais aos estabelecimentos impedidos de funcionar por conta das medidas de restrição de circulação impostas pelo Governo Estadual, em decorrência da pandemia”.
O projeto de lei precisa passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), antes de ir para votação em plenário.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.