Deputada de MS antecipa voto e bancada forma maioria contra Reforma Administrativa

PEC 32 pode ser votada na Câmara ainda neste ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputada federal Rose Modesto (PSDB)
Deputada federal Rose Modesto (PSDB)

A deputada sul-mato-grossense Rose Modesto (PSDB) usou uma conta da rede social para antecipar o voto contrário à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 — a reforma administrativa. 

“Sou contra a retirada de qualquer direito adquirido e acabar com a estabilidade dos servidores não ajudará em nada. Pelo contrário, vai sucatear o sistema e fragilizar qualquer possibilidade de uma reforma séria, eficiente e benéfica para o país!”, publicou a parlamentar. 

Até o momento, pelo menos cinco deputados federais do Estado já confirmaram a mesma posição. Além da tucana, Dagoberto Nogueira (PDT), Fábio Trad (PSD), Loester Trutis (PSL) e Vander Loubet (PT) vão votar contra.

Dr. Luiz Ovando ainda não se decidiu. Bia Cavassa (PSDB) e Beto Pereira (PSDB) não responderam à consulta da reportagem. Este último postou uma mensagem de apoio aos servidores, também nesta quinta (28), em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado hoje. 

Entre outros pontos, a PEC 32/2020 modifica o regime jurídico do servidor público; reduz o alcance da estabilidade do servidor público efetivo; cria cargos públicos temporários; permite a nomeação de servidores não concursados para cargos de chefia e assessoramento; e autoriza a prestação de serviços essenciais por empresas terceirizadas.

O projeto, de autoria do Palácio do Planalto, foi encaminhado à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado e elaborado sob a coordenação do ministro da Economia, Paulo Guedes. A justificativa do governo é reduzir gastos e modernizar a prestação dos serviços públicos. Na Câmara, o texto foi aprovado na Comissão Especial, mas falta a votação no Plenário. Só em seguida irá para o Senado.

Conteúdos relacionados