Com a variante Delta do coronavírus circulando pelo país, especialistas alertam para medidas de biossegurança na pandemia mesmo após a vacinação. O senador sul-mato-grossense, (PSD), destacou o uso de máscaras até que a Covid-19 seja totalmente controlada.

O parlamentar destacou que os médicos e a população em geral aprendem com a doença diariamente. “O uso da máscara não é só para proteger quem usa, mas é uma demonstração de educação e respeito para o seu semelhante”, destacou o senador.

Assim, ele disse que “o uso da máscara deverá permanecer até que essa doença possa ser banida da humanidade”. Além disso, reforçou que o “excesso de zelo é muito importante quando se tem uma doença que não se sabe ainda o seu desenvolvimento”.

No último dia 19 de agosto, o derrubou o veto parcial ao PL 1.562/2020, proposto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O projeto de lei obriga a população a usar máscaras de proteção facial até que acabe o estado de calamidade pública do coronavírus.

Variante Delta

Conforme a médica infectologista Joana Darc da Silva, já é confirmado o potencial de transmissibilidade da variante Delta do coronavírus. “Em alguns países, ela já é responsável por mais de 90% do número de pessoas infectadas. Nós acreditamos que não vai ser diferente no Brasil, vamos ter muita gente infectada”, apontou ela.

O infectologista Julio Croda disse que a Delta é duas vezes mais transmissível do que a variante original da China. “É pelo menos 50% mais transmissível do que a variante Gama, a P1, que surgiu em Manaus”.

Assim, cerca de 1,4 mil pessoas já estão infectadas com a variante Delta no Brasil. Apesar da vacinação, é preciso manter as medidas de biossegurança divulgadas desde o começo da pandemia, como: uso de máscaras; evitar aglomerações; e higienização correta das mãos.