Conforme o presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), a decisão de retomar os trabalhos presenciais e de reabrir a Casa ao público foi tomada coletivamente entre os vereadores e se deve, em grande parte, à desaceleração da pandemia e ao avanço da vacinação contra a covid-19 em Dourados. Entretanto, o retorno das atividades presenciais seguirá uma série de protocolos de biossegurança contra a covid-19.

Levantamento realizado pela direção-geral da Câmara aponta que todos os 19 vereadores e 96,6% dos servidores da Casa (incluindo gabinetes e os setores administrativos) já foram imunizados contra a covid-19. Deste total, 63,8% dos funcionários da Câmara foram imunizados com a primeira dose da vacina, 25,2% com as duas doses e 11% foram vacinados com a dose única.

“Felizmente, Dourados tem dado respostas positivas no combate à pandemia, principalmente com o avanço considerável da cobertura vacinal da nossa população. Essa nova realidade também nos permite a iniciar um processo de retomada das atividades no âmbito do Legislativo. Seguindo todo nosso protocolo de biossegurança, vamos iniciar o semestre com a retomada das sessões presenciais e com a presença limitada do público”, destacou Munaretto.

As novas regras e procedimentos para o funcionamento do Legislativo foram instituídos através da portaria Nº 09/2021, editada pela Presidência da Câmara e publicada na edição suplementar desta sexta-feira (23) do Diário Oficial do Município. A partir de segunda-feira, fica autorizado o funcionamento e o trabalho presencial nos gabinetes de vereadores e setores administrativos, respeitando as medidas de biossegurança e o distanciamento necessário, conforme previstos no decreto municipal de Nº 500 de 15 de julho 2021.

Conforme a portaria, a presença de público nas sessões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas e demais eventos da Casa será permitida até a totalidade de 70 pessoas, atendendo as normas de protocolo para o combate à pandemia, que inclui o uso obrigatório de máscara, distanciamento, aferição de temperatura corporal e uso de álcool em gel.