Os vereadores eleitos e reeleitos de escolhem a Mesa Diretora da Câmara Municipal em sessão nesta manhã de sexta-feira (1º). De quebra, o pleito vai apontar quem vai comandar o município neste início de 2021.

Isto porque o prefeito eleito nas eleições de 2020, Daltro Fiuza (MDB), teve candidatura impugnada e não pode ser empossado. Ele ainda briga na para reverter a decisão.

Um pedido de destaque formulado pelo ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto adiou julgamento do recurso de Fiuza, no último dia 18 de dezembro, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O recurso do emedebista corre no TSE desde o dia 17 de novembro. O relator do processo é o ministro Luis Felipe Salomão. Ainda não há nova data para julgamento do recurso.

Daltro Fiuza teve 46,44% dos votos para prefeito de Sidrolândia, mas pode não assumir o cargo por ter sido enquadrado pelo (Tribunal Regional Eleitoral) na Lei da Inelegibilidade (LC 64/1990). Ele já administrou o município por dois mandatos (de 2005 a 2012), mas tem uma condenação por improbidade administrativa.

Assim, quem for escolhido presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia automaticamente assume a prefeitura. O fica no comando da Casa de Leis.

A sessão é transmitida pelo Facebook da Câmara Municipal.