Uma cerimônia no estacionamento do Parque das Nações Indígenas, na tarde de hoje (8), em , marcou a entrega de 168 ônibus escolares aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a participação do ministro da Educação , bem como com parte da bancada federal do Estado.

Os veículos entregues se dividem em três tipos: o ônibus rural, menor, próprio para estradas vicinais; o urbano acessível, para o perímetro urbano; e o ônibus escolar rural 3, que comporta até 59 estudantes sentados e deve ser usado para trajetos mais longos. O investimento para compra dos ônibus soma R$ 34 milhões, oriundos de emendas da bancada federal.

Representantes dos municípios de Campo Grande, , Naviraí e Ponta Porã foram ao palco receber as chaves simbólicas dos ônibus escolares. Os veículos estavam adesivados com os nomes das cidades para onde foram destinados.

“Obrigado, ministro, pelo carinho com a nossa cidade. Estes ônibus são a prova de que a educação transforma tudo”, disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Já Milton Ribeiro fez alusão à inclinação agrária do Estado. Se não fossem nossos sul-mato-grossenses, nós não existiríamos, não teríamos o que comer”, comentou.

Parlamentares lembram Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, também foi lembrado no evento. A secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta, cumprimentou todas as mulheres. Já o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), escolhido para representar a bancada federal, passou a fala para a também senadora Simone Tebet (MDB-MS).

“A política brasileira é tão discriminada e mostra hoje, no Mato Grosso do Sul, que uma bancada unida, sem discriminação de partidos, faz toda diferença”, disse ela, reforçando que os veículos foram viabilizados pelos deputados e senadores pelo Estado.

Também participaram do evento a ministra da Agricultura Tereza Cristina, a deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS), os deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB), Renato Câmara (MDB), (PP), João Henrique (PL) e Coronel Davi (sem partido).

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) Geraldo Resende também marcou presença. A solenidade, com emissários de todos os municípios do Estado, foi alvo de críticas por profissionais da Saúde, uma vez que foi marcada em meio à escalada de casos e mortes pela .