CNH aos 16? Projeto pode diminuir idade mínima de autorização para dirigir

O projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro deve ser votado no Senado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto prevê aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente para infratores no trânsito desta faixa etária.
Projeto prevê aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente para infratores no trânsito desta faixa etária.

Adolescentes a partir de 16 anos poderão ter permissão para conduzir veículos no Brasil, se o Projeto de Lei nº 3.775/2021 for aprovado no Senado. A proposta aguarda votação e permite que a idade mínima para direção seja baixada no Código de Trânsito Brasileiro.

Ou seja, o processo de retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) poderá ser realizado por pessoas com 16 anos ou mais. Assim, a proposta também acrescenta que, em atos infracionais cometidos por adolescentes, serão aplicadas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conforme o autor do projeto, senador Jorginho Mello (PL/SC), a proibição de que adolescentes de 16 a 18 anos conduzam veículos “parece injusta”. Isso porque destaca a rotina dupla dos jovens, que “são obrigados a conciliar estudo e algum tipo de trabalho”.

Além disso, lembra que “há muito tempo e em muitos países, os jovens são autorizados a conduzir veículos automotores em idades até menores do que os 16 anos completos”.

Por fim, aponta que adolescentes no volante são os responsáveis por 6% das fatalidades registradas anualmente no Brasil. “A imensa maioria dessas mortes não tem nenhuma relação com a idade do condutor”, afirma.

Conteúdos relacionados

lula
senadora ministério