A Câmara Municipal de realiza nesta segunda-feira (8), às 18h, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade será retomada a entrega do “Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani”, suspenso desde 2019.

O Prêmio Marta Guarani é considerado como símbolo de parte da luta histórica daquelas operárias que deram a vida para imortalizar esta data, em alusão ao episódio ocorrido em Nova Iorque no dia 8 de março de 1857, quando um grupo de mulheres foi queimado após reivindicar .

Neste ano, a Câmara de Dourados vai entregar o prêmio referente às edições de 2020 e 2021. No passado, o Legislativo não realizou a sessão solene para entrega da premiação em virtude do agravamento da pandemia do Covid-19.

Receberão o prêmio, a bacharel em Ciências Sociais e mestranda em Antropologia Jaqueline Gonçalves Porto e a líder comunitária Ourica Bispa de Souza Lopes, eleitas pela comissão de avaliação composta por representantes de diversas entidades.

Instituído em 2004, o prêmio tem como objetivo “destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade, quer seja como mãe, esposa, trabalhadora, enfim, como cidadã, que contribui no dia-a-dia para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade de Dourados”.

Para o presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), a entrega do prêmio é uma das formas do Legislativo reconhecer o da mulher douradense, desenvolvido em atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher.

“O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado como marco de igualdade e de valorização da presença feminina. É uma forma de reforçarmos a garantia de justiça, de respeito e dignidade da mulher”, destacou.

O nome do prêmio é uma homenagem à líder indígena Marta Guarani , que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, vítima de infarto, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.