Às vésperas de entrarem em recesso, os vereadores de Campo Grande aprovaram abertura de crédito para prefeitura no valor de R$ 5 milhões, mudança em nome de secretaria, de vias, praça e até canteiro em rua. Além disso, passou pela avaliação dos parlamentares a extensão do Refis (Programa de Refinaciamento) e alterações no Credihabita.

No caso dos R$ 5 milhões em crédito, o dinheiro serve para abranger despesas da Secretaria-Executiva de Compras Governamental – a proposta seria analisada na semana passada, mas, após questionamentos, foi retirada para pedido de informação ao município. A pasta em questão foi criada neste ano e inclui a antiga Diretoria de Compras e Licitação da Prefeitura de Campo Grande.

Os vereadores Professor André (Rede) e (PDT) questionaram o remanejamento, lembrando, inclusive, de que, quando a lei que criou a secretaria foi votada na Casa de Leis, a informação era de que não haveria aumento de despesa. Presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlão (PSB) afirmou que se trata de remanejamento de verba, ou seja, o recurso já existe, só está sendo pleiteada destinação para a secretaria. Ainda está pautado projeto que altera item do Plano Plurianual de 2018 a 2021. 

Sedesc vai abranger ‘agronegócio' e ‘inovação'

A Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia) mudará e passará a ser chamada de Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, pois, segundo a justificativa da Prefeitura de Campo Grande, ‘dá o devido destaque ao conceito de agronegócio, tendo em vista a relevância desse setor na economia para o desenvolvimento econômico e social' do município.

Nome de rua, praça e canteiro

Foram aprovadas quatro propostas que mudam denominação de locais públicos. Uma delas altera o nome da Rua Colina, localizada entre a Rua Joaquim Murtinho e Rua São Vicente de Paulo, para ‘Maria Giselda Albuquerque Costa – Dona Gisa'. Trata-se de parcelamento da Vila Manoel da Costa Lima, no Bairro Chácara Cachoeira.

Também há mudanças na Unidade de Saúde da Família da Vila Cox, localizada no Bairro Santa Luiza, que passa a receber o nome de ‘Dr. Feres Georges Ghosn', e no canteiro localizado entre as Travessas Celidônia e Tipiti, Ruas Barreiras e Guaraçaí, para ‘Praça Atherson Shritkh'. Por fim, denominação de ‘Dr. Jorge Roberto Genaro' de praça localizada no Residencial dos Comerciários.