A ativista ambiental Greta Thunberg vai participar de um debate, no Senado brasileiro, sobre o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no último dia 9 de agosto. A jovem sueca completou 18 anos em janeiro e se tornou conhecida internacionalmente após participar de protestos em defesa do meio ambiente em frente ao parlamento da Suécia, em Estocolmo.

A sessão no Senado está marcada para esta sexta-feira (10), às 9h. O IPCC é considerado a maior atualização do conhecimento sobre ciência climática. Foi produzido e aprovado com a participação de 234 autores e 195 governos. O objetivo da reunião é aumentar a consciência da população sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

O evento foi proposto pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). Também participam do encontro Sir David King, cofundador e presidente do Centro pelo Reparo Climático da de Cambridge; Dom Walmor, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); a ativista indígena Samela Sataré Mawe; e Renato Casagrande, governador do Espírito Santo e líder dos Governadores pelo Clima.

O debate pode ser acompanhado pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=iXq4UctSnwE