O deputado estadual (PT) recomendou a adoção de um plano emergencial para frear a disparada de casos, internações e mortes pela em . O Estado registrou 86 óbitos nas últimas 24 horas, recorde desde o início da pandemia.

Para o petista, as restrições impostas até agora não deram resultado. “Acredito que as autoridades sanitárias e os gestores públicos devem fazer uma avaliação mais apurada da situação para a adoção de um plano emergencial”, opinou.

Este ano, os municípios de Mato Grosso do Sul ficaram apenas dez dias sob restrições mais severas, entre 26 de março e 4 de abril. No período, o governo estadual proibiu o funcionamento de atividades não essenciais e decretou toque de recolher das 16h às 5h nos fins de semana.

Kemp ainda alertou sobre as reclamações de passageiros do transporte público, principalmente de Campo Grande. “O transporte coletivo, por exemplo, merece uma atenção especial. Há muita reclamação dos usuários de que os ônibus estão andando lotados”, disse.

Cientistas e especialistas em Saúde vêm condenando aglomerações e apontando ambientes fechados e com pouca circulação de ar como muito propícios para a propagação do vírus da covid-19. Nas últimas semanas, vereadores de Campo Grande chegaram a pedir ao Consórcio Guaicurus que aumente a frota de ônibus para evitar lotações.

Com o recorde registrado hoje (8), Mato Grosso do Sul chegou ao total de 4.717 mortes causadas pela covid-19.