Vá de máscara e leve caneta: o que é preciso para votar na pandemia segundo o TSE
Eleitor deve higienizar as mãos antes e depois de votar, além de observar o distanciamento social
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça Eleitoral tomou uma série de medidas para garantir a realização das eleições municipais em meio à pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Faltando seis dias para o primeiro turno, entenda o que muda.
Primeiramente, o eleitor será impedido de votar se não estiver usando máscara de proteção. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) orienta que o EPI (equipamento de proteção individual) seja utilizado desde o momento que a pessoa sai de casa.
Em nenhuma hipótese é permitida a remoção do item, seja para comer ou beber, ou seu uso de forma incorreta, como cobrindo apenas a boca. Os mesários estarão usando máscaras e protetores faciais fornecidas pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
Ao chegar, é recomendável observar o distanciamento social. Haverá adesivos no chão para demarcar. Antes e depois de votar, o eleitor deve higienizar as mãos com álcool em gel, disponível em cada seção. Para se identificar ao mesário, basta apenas esticar o braço com o documento, evitando a aproximação.
A apresentação do Título Eleitoral não é obrigatória. É recomendável levar caso a pessoa não saiba seu local exato de votação. Serão aceitos documentos oficiais com foto e o e-Título. A identificação biométrica não será exigida.
Outra recomendação é levar a sua própria caneta esferográfica para assinar o caderno de votação. Após votar, o cidadão deverá se retirar de imediato da seção eleitoral, a fim de evitar aglomerações.
O horário de votação será das 7h às 17h. As primeiras três horas, das 7h às 10h, serão preferenciais para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do chamado grupo de risco.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.